-
Sérgio Tavares é natural do Porto, iniciou o estudo de contrabaixo com o professor Slawomir Marzec na Fundação Conservatório Regional de Gaia.
Concluiu o curso de professores do ensino básico-variante de Educação Musical no Instituto Piaget de Arcozelo em 2000. Entre 2001 e 2011 frequentou e participou em workshops e masterclasses com alguns dos mais importantes músicos de Jazz nacionais e internacionais, tais como: Hein van de Geyn; Ron Carter, Eddie Gomez Bojan Zulfikarpasic, Remi Vignolo, Carlos Bica, Carlos Barretto, Martin Wind, Matt Wilson, David Liebman, Drew Gress, Tony Malaby, Orrin Evans, Darryl Hall, Omer Avital, Chris Lightcap, entre outros.
Concluiu a Licenciatura em Música Variante de JAZZ – Contrabaixo em 2011 na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto – ESMAE.
Em 2009 compôs a banda sonora do filme “Memórias de um Lugar” de Dária Salgado selecionado para o concurso 17º Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde.
Participou (composição/interpretação) no combo vencedor do concurso de Jazz do São Luiz em 2010.
Selecionado para no concurso de projetos artísticos – Serralves em Festa 2010, integrando o projecto Colectivo LIKEN com o trabalho ‹‹Poema Visual em Forma de Concerto a partir do conto “O Fascínio do Pequeno Lago” de Virginia Woolf››.
Participou no Projecto improvisações/colaborações organizado pela fundação de Serralves em 2011 com a harpista e compositora Zeena Parkins entre outros.
Atualmente exerce atividade como músico em diversas formações de Jazz e música improvisada (ARS Trio, Incompleto, Puzzletone, Ricardo Pinto Trio, etc). Exerce funções de docente na Academia de Castelo de Paiva e no Arteduca – Conservatório de Música de Famalicão.
Discografia: Sara Miguel Quarteto “monção” (2012 numérica)