-
Nasceu na cidade do Porto e iniciou os seus estudos musicais aos seis anos de idade na Academia de Música de Viana do Castelo. A sua formação como violinista foi inicialmente orientada pelo professor Macau Filipe. Em 1992 ingressou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – Artave, da qual se graduou em 1998. Pertencendo à classe de violino da professora Suzanna Lidegran teve também a oportunidade de trabalhar com o professor Alberto Gaio Lima.
Nuno Soares é licenciado pelo Royal College of Music (Londres). Aluno da classe de violino de Felix Andrievsky, estudou também viola com Brian Hawkins e direção de orquestra com Neil Thomson. Em Julho de 2000 foi-lhe atribuído o Prémio Dove pelo Royal College of Music, prémio atribuído ao melhor violinista do curso.
Em Maio de 2004 terminou o programa Master of Music in Performance do Cleveland Institute of Music, Estados Unidos, sob orientação dos professores Stephen Rose e William Preucil (concertino da orquestra de Cleveland e anteriormente primeiro violino do Quarteto Cleveland). Ainda nos Estados Unidos, fez parte da Orquestra Sinfónica de Canton, da Filarmónica de Erie e lecionou na escola de música Kehoe Music and Dance (Cleveland).
Ao longo dos anos participou em masterclasses de vários prestigiados intérpretes e professores, de entre os quais se destacam: Gerardo Ribeiro, Zakhar Bron, Felix Andrievsky, Zvi Zeitlin, Victor Danchenko, Augustin Leon Ara e Lydia Mordkovich. Teve também oportunidade de trabalhar Música de Câmara com Augustin Dumay, Maria João Pires, Jian Wang, Peter Marsh e Peter Salaff, entre outros.
Nuno Soares apresenta-se regularmente como concertista, em recitais de violino solo, ou acompanhado pelos pianistas Youri Popov, Helena Marinho, Cristina Casale, Ilya Sinaisky, Jakub Czekierda e Karolina Kowalczewska em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Polónia, Cabo Verde e nos Estados Unidos da América. Dos seus êxitos como concertista destacam-se a interpretação da Sinfonia Concertante de Mozart com a Dulwich Orchestral Society – Londres sob a direcção do maestro Julian Williamson e que foi a sua estreia como violetista; o Concerto de Sibelius com a Orquestra Artave e o maestro Ernst Schelle; o Concerto de Beethoven e o Concerto Nº 4 de Mozart com a Orquestra do Norte e o maestro Ferreira Lobo; o Concerto de Vieuxtemps Nº 5 com a Orquestra da EPMVC e o maestro Ernst Schelle; o Concerto nº 1 de Schostakovich com a Orquestra Clássica de Espinho e o maestro Pedro Neves. Apresentações com a Camerata Medina incluíram concertos de violino de Bach e Vivaldi.
Em 2012 gravou o CD Nuno Soares – Violin na Polónia, acompanhado pelos pianistas Jakub Czekierda e Karolina Kowalczewska, com peças para violino e piano de Tartini, Paganini, Wieniawski, Szymanowski e Benetó. Em 2015 gravou a obra integral para violino de Frederico de Freitas com a pianista Helena Marinho e o violoncelista Miguel Fernandes. Paralelamente ao CD lançado pela etiqueta mpmp, Nuno Soares editou as partes de violino das mesmas obras para a sua edição crítica organizada pela Universidade de Aveiro em parceria com as Edições AVA.
É membro fundador do Trio Medina/Ensemble Medina/Camerata Medina. Foi concertino da Orquestra de Câmara do Minho e colaborou durante anos com o Remix Ensemble da Casa da Música – Porto. Em 2013 criou o ARTDuo com o violoncelista Miguel Fernandes e o ARTrio com a inclusão da pianista Teresa Doutor.
Atualmente é professor na Escola Profissional de Música de Espinho, na Universidade de Aveiro e na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo – Porto. É concertino da Orquestra Clássica de Espinho desde Setembro de 2006 e da Atlantic Coast Orchestra desde a sua criação em 2015. Prepara o seu Doutoramento na Universidade de Aveiro sobre a música de Francisco Benetó, a edição crítica da sua obra para as Edições AVA e gravação em CD da obra completa para violino e piano para a etiqueta mpmp (2016).
Nuno Soares é patrocinado por Porto Strings: www.portostrings.com.