-
Helena Lourosa ingressou no Conservatório de Música de Viseu no ano de 1993 na área de piano e neste estabelecimento de ensino estudou com os professores Brian Wilson, Joel Canhão e Jorge Martins. Em 2000, após a conclusão do curso de piano em Viseu, ingressou na Universidade de Aveiro na Licenciatura de Ensino de Música – variante Piano – estudando com o Professor Álvaro Teixeira Lopes na disciplina de Piano, e António Chagas Rosa e Fausto Neves na disciplina de Música de Câmara. No ano lectivo de 2004/2005 realizou estágio pedagógico no Conservatório de Música de Coimbra, tendo terminado o curso com média final de 17 valores. Neste mesmo ano também enveredou pela investigação científica, tendo colaborado no projecto Velhas Palavras / Novas Leituras, uma iniciativa da Associação de Municípios de Entre Douro e Vouga, cujo objectivo era realização de um trabalho de pesquisa etnomusicológica sobre os processos musicais de cinco concelhos: Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Arouca, Vale de Cambra e Santa Maria da Feira. Este projecto foi coordenado por Susana Sardo e Jorge Castro Ribeiro.
Em 2007 tornou-se membro do Instituto de Etnomusicologia – Música e Dança (INET-MD) e iniciou a sua pesquisa para a obtenção do grau de Doutor em Música.
Concluiu em 2012 o Doutoramento em Etnomusicologia sob a orientação da Professora Doutora Susana Sardo, defendendo a tese “À sombra de um passado por contar: Banda de Música de Santiago de Riba-Ul. Discursos e percursos na história do movimento filarmónico português”. Foi-lhe atribuída uma bolsa para a realização deste estudo pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia desde 2007 a 2011.
Como experiência artística salienta-se a frequência de várias masterclasses na área de Piano, e apresentações públicas sob a forma de audições e recitais, destacando-se o convite do pianista Marian Rybicki para tocar na Salle Cortot em Paris.
No âmbito da experiência pedagógica no nível básico e secundário, foi pianista acompanhadora no Conservatório de Viseu e leccionou as disciplinas de Educação Musical na Escola Básica 2, 3 do Viso (Viseu) no ano lectivo de 1999/2000 e leccionou piano / prática de teclado / iniciação nos Conservatórios de Seia e Viseu entre 2005 e 2007. Actualmente é docente na Academia de Música de Castelo de Paiva, função que desempenha desde 2011.
Relativamente à experiência pedagógica no ensino superior, leccionou Ciências e Tecnologias da Música A (assistência à docente Susana Sardo) e Prática de Teclado (módulo de área vocacional – percussão), à licenciatura na Universidade de Aveiro e colabora com o Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT) – Piaget de Viseu desde 2012, tendo leccionado as disciplinas de Sociologia da Música (Licenciatura) e Didáctica da Música (Licenciatura) e Tópicos Avançados em Sociologia da Música (Mestrado).
Participou em várias conferências, das quais se destacam as apresentações por convite: no IV Festival de Música Piaget Viseu em 2013; Sons & Saberes – Música e Bandas Filarmónicas no Museu Marítimo de Ílhavo (2012); Sons&Saberes – Bandas (Encontros de Etnomusicologia Dialógica – Músicos e Investigadores em Diálogo em Aveiro (palestrante e organizadora do evento, 2008); Colóquio “As Bandas Filarmónicas hoje” (Montemor-o-Velho, 2008); Fórum de Doutorandos INET-MD (Universidade Nova de Lisboa, 2008); Bandas Filarmónicas e Cultura Local (Biblioteca Municipal de Oliveira de Azeméis, 2009).
Foi co-apresentadora no lançamento do livro comemorativo dos 100 anos da Sociedade Musical 1º de Agosto (autoria de José Cidade) em Outubro de 2016.
No âmbito das publicações, destacam-se A polissemia da performance. Dimensões performativas da Banda Filarmónica a partir da análise musical e da história social deste agrupamento. Um estudo de caso em Performa 09 nas Actas dos Encontros de Investigação em Performance (Aveiro, 2009); Martírios e outros cânticos religiosos da época quaresmal na aldeia de Póvoa de Bodiosa – Viseu em Performa 07 nas Actas dos Encontros de Investigação em Performance (Aveiro 2005). Também escreveu notas de programa no Jornal Publicitário Verão na Casa da Casa da Música (2009) e para o concerto da Banda Sinfónica Portuguesa na Casa da Música (2015).
Em 2015 foi convidada a integrar a Comissão Científica do Post-ip ’15Post-in-progress: 3º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança – Universidade de Aveiro.
Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1995 e 2004, e premiada pela Câmara Municipal de Viseu e pelo Ministério da Educação com uma Bolsa de Mérito em 1998.